Revitalização do Centro é debatido na Câmara

19/03/2020
Revitalização do Centro é debatido na Câmara

Na quinta-feira, 18 de março, a Câmara realizou debate sobre a obra de revitalização do Centro de Quixadá. Estiverem presentes na explanação os engenheiros Lanussi Freitas, da Construtora Impacto e Alisson Silva, da Prefeitura Municipal de Quixadá.

Silva detalhou que as principais vias de acesso do Centro da cidade, a avenida Plácido Castelo, avenida José Caetano e ruas Francisco de Assis Brasileiro e Rui Maia estão passando por ações de ampliação nos trajetos próximos à rodoviária, Caixa Econômica e a Catedral, com o intuito de implementar um quadrilátero que dará origem ao primeiro sistema binário do sertão central.

O vereador Louro da Juatama questionou os engenheiros presentes sobre os prazos da intervenção no Centro. De acordo com o vereador, há por parte de comerciantes do bairro e da população em geral, receios de que obra esteja atrasada. Alisson explicou que o prazo final é dezembro de 2020. E que devido aos empecilhos causados pelas chuvas podem ocorrer um acréscimo de tempo, mas tudo dentro do planejado.

Lanussi, representante da Impacto, disse que a substituição da pavimentação existente, por blocos de concreto intertravado para calçamento está seguindo toda a programação original proposta. E que apesar de quaisquer contratempos existentes, a obra segue cumprindo os prazos estabelecidos; “como já pode ser observado em alguns trechos da cidade”, completou ele.

Para o vereador César Augusto; “em algumas partes da intervenção que está sendo feita, observar-se poucos trabalhadores atuando”. O representante da Impacto explicou que a revitalização segue o mesmo padrão e dinâmica de ação de obras semelhantes feitas na capital e em cidades de médio porte. E os prazos estabelecidos estão sendo cumpridos.

O engenheiro Lanussi argumentou que toda a padronização de calçadas, implantação de vias de mobilidade, rampas de acesso de pedestres e outros benefícios estão dentro de um planejamento baseado em um levantamento técnico aprofundado, cujo objetivo principal é proporcionar uma infraestrutura adequada para a cidade de Quixadá.

Segundo Alisson, “é natural que intervenções urbanísticas como a que está sendo feita em nosso município possam gerar transtornos momentâneos”. Mas, para ele, “logo a comunidade vai perceber os benefícios da obra”. De acordo com o engenheiro, a obra vai trazer maior segurança, convívio social, valorização dos espaços públicos e dos imóveis na região.

O representante da prefeitura informou que a gestão se empenhou em dialogar com a população para que a intervenção não viesse a prejudicar o comércio existe no trecho em obra. Por isso houveram reuniões e encontros com a população do Centro, para inserir a sociedade dentro do projeto proposto, pois, segundo Alisson “esse tem sido é um cuidado da administração”.

Ao final, os responsáveis pela obra se colocam à disposição de todo o legislativo municipal, para maiores esclarecimentos ou quaisquer dúvidas futuramente surgidas por todo a população de Quixadá. Devido aos avanços do comércio local, a presentação de serviços e o grande fluxo de visitantes, diariamente presentes no município, a atual intervenção urbanística se faz necessária, garantindo maior acessibilidade.